quarta-feira, 28 de março de 2012

Arrebentação



Todo surfista sabe que para pegar boas ondas é preciso vencer a arrebentação. Em algumas circunstâncias, a arrebentação pode dificultar muito um dia de surfe. Na vida, também existem as tais “arrebentações” e todos nós precisamos enfrentá-las.

Durante a infância ouvimos tudo o que os adultos nos ensinam. Acreditamos em tudo o que nos dizem. Achamos que eles sabem tudo e que são perfeitos. Nesse período todos dizem o que podemos e não podemos fazer e como devemos nos comportar. Na adolescência é quando nos deparamos com as primeiras ondas. Mas será que elas param de “arrebentar” à medida que vamos amadurecendo? Na transição para a juventude tudo vai tomando outra forma, mas as ondas continuam batendo. Ainda não é propriamente a vida adulta, mas também já não somos mais crianças. Tudo é novo. Nesta fase podemos e escolhemos algumas coisas por conta própria e, além disso, questionamos àqueles que nos ensinam. Não acreditamos mais em tudo o que nos dizem. Ao mesmo tempo, somos pressionados a tomar nossas próprias decisões. As respostas prontas sumiram, e agora ouvimos: “a decisão é sua”. Durante sua jornada muitas ondas se levantarão e devem ser vencidas, vindas uma atrás da outra. Para superar e passar de fase, estar com a auto-estima em dia é essencial. A auto-estima refere-se à capacidade de acreditar em nossas habilidades e potencialidades, ou seja, reconhecer a si mesmo como alguém de valor. Se a pessoa tem uma auto-estima saudável, ela também dispõe de recursos internos para vencer dificuldades.

Dos julgamentos que enfrentamos na vida, nenhum é mais importante do que o juízo que fazemos de nós mesmos. Diversos conflitos psicológicos estão associados à baixa auto-estima e eles podem se apresentar de certas maneiras: sentimento de se achar desinteressante e culpado por qualquer problema, sensação de não ser uma pessoa bem vinda e agradável, ansiedade demasiada, medo, depressão.

Nunca se esqueça: são apenas fases. O surfista não para diante da arrebentação. Ele continua sobre a prancha, pois sabe que lá na frente boas ondas o esperam


Via Ultimato Jovem

Um comentário: