segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A doença de Lula e a Saúde do povo Brasileiro.





A saúde pública no Brasil é tão boa, mas tão boa, na visão demagógica do governo petista, que Lula disse em discurso: "dá até vontade de ficar doente" para ser atendido em uma unidade do SUS. 

Obviamente se tratava de mais uma brincadeira do presidente carismático e falastrão. Mas ele falou e está registrado. Assim como recomendou ao presidente Barack Obama que imitasse o Brasil e implantasse o SUS - de tão perfeito que é - nos Estados Unidos.

Anunciado o câncer de Lula, surge todo tipo de manifestação típica desses momentos: do desejo sincero de força e recuperação, passado o choque inicial do diagnóstico, a um bando de gente agourenta que se perde entre a morbidez e a sordidez.

Mas recomendar que Lula se trate pelo SUS não pode ser interpretado pelos amigos e aliados quase como uma condenação à morte. Não está se desejando o mal a Lula. Ao contrário. 

Ora, se sugerir que o presidente mais popular do Brasil se trate como a maioria do seu povo é lhe desejar o pior, então há algo muito errado no país.

Desejamos, todos, plena saúde e pronta recuperação ao ex-presidente! Que receba o melhor tratamento possível. Assim como todo brasileiro merece!

Pode até existir - e há gente má e idiota em todo lugar - que deseje o pior para os adversários. Porém, é preciso estabelecer limites de dignidade e civilidade: fizemos oposição política ao governo Lula, mas temos absoluto respeito pela pessoa humana. 

Reconheça-se: Lula é um dos maiores líderes políticos mundiais, carismático, inteligente, com todos os méritos pela história de vida. Fazer oposição ao governo do PT e apontar os erros graves de Lula e Dilma não significa deixar de ser solidário e desejar saúde a ambos.

Se há algo positivo a tirar de uma doença tão devastadora é justamente a reação da maioria das pessoas (até entre os adversários), que demonstra a solidariedade do povo brasileiro. Queremos Lula saudável e na melhor forma para o bom debate sobre a política e os rumos do Brasil. Saúde e vida longa, Lula!


Publicado originalmente no Blog do PPS/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário